Solicitar confecção de calçados especiais sob medida para pacientes com hanseníase.

Categoria(s):
Saúde , Saúde , Saúde
Grupo(s):
Reabilitação , Cuidados Integrais , Promoção da Saúde
Órgão:
Secretaria de Saúde
Público-alvo:
População em geral
Serviços para pacientes com sequelas da Hanseníase que necessitem de calçados (sapatos e/ou sandálias) especiais e órteses específicas nos braços, mãos, pernas e/ou pés.

Via Unidade Básica de Saúde:

  • O paciente deve procurar a unidade de saúde da família ou unidade básica de referência de seu endereço;
  • Realizar consulta com um profissional de nível superior da equipe;
  • O profissional que realizou a consulta irá avaliar a necessidade clínica do paciente e, se indicado, solicitará a confecção de calçados especiais;
  • Após realizar a solicitação, o profissional orientará sobre os dias, horários e local de atendimento.



Via unidade de atenção ambulatorial:

  • O paciente que não tenha unidade básica de referência, deve procurar o serviço de atenção ambulatorial;
  • O paciente irá ser acolhido por um profissional de nível superior;
  • O profissional que realizou o acolhimento irá avaliar a necessidade terapêutica e clínica do paciente e, se indicado, encaminhar o paciente para a consulta com o especialista em hanseníase;
  • Caso seja necessário a confecção de calçados especiais, o profissional que realizou a consulta fará a solicitação e orientará sobre o dia, horário e local de atendimento.

Requisitos/Documentos:

  • Cartão sus e encaminhamento do médico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, contendo a especificação do produto a ser confeccionado.

Conforme Lei 10.048, de 2000, o atendimento prioritário deve ser realizado às pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo. 

A secretaria de saúde pode entrar em contato com o cidadão através de mensagem de texto e/ou de contato telefônico.

Na unidade de saúde de referência da pessoa e/ou na unidade solicitante.

Ouvidoria Municipal de Saúde:

  • Teleatendimento: 0800 281 1520 - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
  • Atendimento presencial ou correspondência: Rua do Veiga, 268 | Santo Amaro, Recife - PE, 50040-110 Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50100-170 - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
  • Caixas de sugestões: distribuídas em unidades de saúde, que têm por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.
  • Web: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/ouvidoria-municipal-da-saude.


Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:


  • Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
  • Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)
  • E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
  • Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
  • Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903
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