Solicitar reembolso de IPTU e/ou de taxa de limpeza pagos para imóveis sem débitos

Categoria(s):
Imóveis
Grupo(s):
IPTU e Taxa de Limpeza
Órgão:
Secretaria de Finanças
Público-alvo:
Proprietário de imóveis
Devolução total ou parcial de tributo municipal IPTU e/ou da taxa de limpeza pagos indevidamente para imóveis que não possuem débitos.

Para abrir este processo:

  1. Separe toda a documentação necessária antes de dar início ao procedimento;
  2. Preencha os campos do formulário; os que contêm (*) são obrigatórios. Após concluir essa etapa, você receberá uma mensagem por e-mail com o número do processo;
  3. Mantenha os seus dados atualizados e receba o comunicado de conclusão no seu endereço de e-mail.

Informações importantes:

  1. Sempre acompanhe a tramitação no portal de finanças - Recife em dia. Durante a análise do processo, poderemos necessitar de outro documento complementar, que deve ser enviado exclusivamente através do portal de finanças.
  2. Este assunto destina-se apenas à restituição de pagamentos realizados de forma indevida, como, por exemplo, erro no lançamento do tributo. Para pagamentos realizados em duplicidade, o usuário deverá dar entrada no processo de Restituição de IPTU e/ou taxas - duplicidade de pagamento;
  3. Antes de dar entrada neste pedido, consulte a existência de débitos vencidos por meio do extrato de débitos, disponível no portal de finanças - Recife em dia;
  4. A análise do pedido fica sujeita à prévia quitação do IPTU/TLP incidentes sobre o imóvel e suas origens.

Requisitos/Documentos:

Verifique quais se referem ao seu caso. Exemplos: pessoa física deverá anexar CPF e RG; já pessoa jurídica, o CNPJ.

  • Certidão de trânsito em julgado da decisão judicial.
  • Conta corrente (extrato, cheque ou cartão).
  • Contrato social ou estatuto (atualizado).
  • CPF/CNPJ do requerente e do autorizado.
  • Guias a serem restituídas ou apropriadas.
  • Requerimento padronizado da SEFIN.

On-line

Web https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/infoProcesso/4385
Tempo Atendimento: Imediato
Tempo Resposta: 66 dias

Via digital:


Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

  • Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
  • Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)
  • E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
  • Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
  • Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903
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