Agendar consulta para avaliação de pessoa que teve contato com paciente diagnosticado com tuberculose
Categoria(s):
Saúde
, Saúde
Grupo(s):
Consultas
, Exames
Órgão:
Secretaria de Saúde
Público-alvo:
População em geral
Descrição
Agendamento de consulta para pessoas que têm ou tiveram contato a menos de dois anos com uma pessoa diagnosticada com tuberculose visando realizar a cascata de cuidado para contatos de pessoas com Tuberculose.
Passo a Passo
Usuários cobertos por unidade de saúde da família (USF)
- Dirigir-se à Unidade de Saúde da Família de cobertura;
- O profissional irá receber o usuário e, caso haja disponibilidade no momento, já realizará a consulta. Se não houver disponibilidade imediata, o profissional agendará a consulta para um momento posterior.
Usuários não cobertos por unidade de saúde da família (USF)
- Dirigir-se à Unidade de Saúde Básica Tradicional de referência para a sua residência;
- O profissional irá receber o usuário e, caso haja disponibilidade no momento, já realizará a consulta. Se não houver disponibilidade imediata, o profissional agendará a consulta para um momento posterior.
Obs.: O contato da pessoa diagnosticada com tuberculose deverá ser examinado, preferencialmente, onde a pessoa com tuberculose realiza seu acompanhamento.
Requisitos para Acessar o Serviço
Requisitos/Documentos:
- Residir no município do Recife.
- Ter tido contato em um período inferior a dois anos com pessoas acometidas pela tuberculose.
- Indivíduos em tratamento da infecção latente por tuberculose.
- CPF.
- Cartão SUS.
- Comprovante de residência.
Prioridades de Atendimento
- Conforme Lei 10.048, de 2000, o atendimento prioritário deve ser realizado às pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo.
Mecanismo de Comunicação com o Usuário
- A secretaria de saúde pode entrar em contato com o cidadão através de whatsapp e/ou de contato telefônico.
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
- Na unidade de saúde de referência da pessoa.
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Ouvidoria Municipal de Saúde:
- Teleatendimento: 0800 281 1520 - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Atendimento presencial ou correspondência: Rua do Veiga, 268 | Santo Amaro, Recife - PE, 50040-110 Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50100-170 - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
- Caixas de sugestões: Distribuídas em unidade de saúde, que têm por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.
- Web: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/ouvidoria-municipal-da-saude
Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
- Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903