Solicitar readaptação/readequação para servidor

Categoria(s):
Administração Pública
Grupo(s):
Requisições do Servidor
Órgão:
Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital
Público-alvo:
Servidor público municipal
A readaptação ou readequação é um processo no qual um servidor público estável é transferido, seja por solicitação própria ou por iniciativa da Administração, para uma atribuição mais alinhada com suas condições físicas, mentais ou intelectuais, com o objetivo de otimizar sua capacidade de desempenho no serviço público. Este procedimento é estritamente decidido pelo critério exclusivo da Administração. Para garantir a adequação da readaptação ou readequação, um passo essencial é a realização de uma avaliação médica e psicológica prévia, que visa verificar a necessidade e a viabilidade dessa mudança. Importante ressaltar que esse processo não implicará em diminuição ou aumento da remuneração do servidor, seja qual for o motivo. A readaptação/adequação é uma ferramenta importante para assegurar que os servidores públicos possam exercer suas funções de maneira eficaz e que estejam alocados em posições que sejam compatíveis com suas habilidades e condições de saúde, contribuindo assim para o bom funcionamento da Administração Pública.
  1. Acesse o SEI, através do Portal SEI;
  2. Clique em "Iniciar Processo";
  3. Escolha o Tipo de Processo "Pessoal: Readaptação/Readequação";
  4. Preencha os campos e clique em "Salvar";
  5. Clique em "Incluir documento" para incluir os documentos externos necessários;
  6. Escolha o Tipo de Documento "Externo";
  7. Preencha os campos;
  8. Clique em "Escolher ficheiro" para anexar o arquivo;
  9. Clique em "Salvar";
  10. Após anexar todos os documentos necessários, clique em "Enviar processo";
  11. Selecione a unidade SEPLAG/SEGEP/GGPBEM/GEPER/UNPS (UNIDADE DE PROMOÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR) e clique em Enviar;
  12. Comunique acerca do afastamento à chefia imediata;
  13. Acompanhe a tramitação do processo pelo SEI.


ATENÇÃO:

  • Servidores da SEDUC devem procurar o Departamento de Pessoal da sua lotação, para que este dê entrada no processo no SEI, como intermediário.
  • Servidores da SESAU devem enviar o processo SEI com cópia para a DIVISÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, (SESAU/SEGTES/GGTES/GGT/DAV).

Documentação necessária:

  • RG;
  • Contracheque atualizado (nome, matrícula, regime de trabalho);
  • Laudo médico, pedido de readaptação do servidor ou solicitação da chefia.

On-line

Web https://portalsei.recife.pe.gov.br/

A Unidade de Promoção à Saúde do Servidor da SEPLAGTD poderá entrar em contato com o servidor via SEI para sanar eventuais dúvidas que venham a existir ou solicitar ajustes na documentação enviada.

O servidor poderá consultar o andamento do serviço através do SEI.

Unidade de Promoção à Saúde do Servidor:

  • Telefone: (81) 3355-9389.


Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

  • Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
  • Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)
  • E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
  • Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
  • Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife/PE - CEP: 50030-903
Essas informações foram úteis?
Ícone Whatsapp da Prefeitura do Recife
[chatbot]